8 Remédios Naturais

Confie em Deus

Confiança em Deus

Saiba porquê a confiança em Deus é fundamental para a sua vida. Os adventistas do sétimo dia são conhecidos, há mais de um século, por sua preocupação com a saúde de maneira integral e preventiva. E por que uma religião se envolve em temas de saúde? Os adventistas acreditam que tudo aquilo que afeta o corpo também afeta a mente, que tem sua sede no corpo e vai facilitar ou dificultar a comunicação com os seres celestiais. Religião é justamente isso (vem de religare, do latim), ou seja, essa ligação. Por isso, a Igreja desenvolve seus projetos de saúde por meio de três frentes bem definidas: instituições de saúde (clínicas, hospitais e centros de vida saudável com viés de prevenção). Possuem também ampla produção de literatura sobre o tema (publica vários livros anualmente a respeito de como ter uma vida mais saudável) e por meio de cursos, seminários, palestras, workshops e eventos práticos onde ensina como as pessoas podem ter qualidade de vida. Por isso, a base de todo esse movimento é o reconhecimento da existência de oito remédios naturais, gratuitos e disponíveis a todas as pessoas. São oito princípios gerais de como desenvolver e manter uma vida melhor no âmbito físico, emocional e espiritual. Desta forma, para os adventistas, conforme Romanos 12:1 e 2: a qualidade de vida não deve ser buscada apenas para longevidade ou bem-estar momentâneo, mas por conta de uma bem sucedida relação entre a criatura e o Criador. 3 Fatores que influenciam na sua saúde Há pesquisas que comprovam a relação entre religião e saúde, sendo que três fatores influenciam na saúde de quem pratica uma religião: As crenças e o significado dessas crenças atribuídos à vida. O apoio social obtido, que é o impacto que a religião tem na adoção de hábitos mais saudáveis. E o hábito de orar diariamente, estudar a Bíblia todos os dias e frequentar uma igreja regularmente. Desta forma, todas essas dicas ajudam as pessoas a preparar a mente para um contato melhor com as realidades celestiais. Recomendo a leitura do livro O Grande Conflito da Ellen G. White.

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Exerça a Temperança

Exerça a Temperança

Como exercer a temperança? O que é ser temperante? É ter uma vida equilibrada no trabalho, no lazer e nas relações pessoais. A temperança envolve mudança de hábitos, por exemplo: evitar sobrecarga de trabalho e estudos, não exagerar no tempo de lazer, equilíbrio na prática de atividades físicas, alimentação, e outras iniciativas. A temperança, na verdade, é um conceito muito amplo que envolve a mudança de hábitos e exige um milagre da parte de Deus para que possamos adorá-lO corretamente.  Temperança é uma palavra que muitas pessoas preferem substituir por equilíbrio. Trata-se da capacidade de usar com moderação aquilo que nos faz bem e praticar a abstinência em relação ao que provoca doenças. Alguns exemplos de hábitos que precisam ser eliminados são o tabagismo, uso de substâncias químicas, consumo de álcool e alimentos adoçados, entre outros. Embora alguns desses hábitos sejam aceitos socialmente e culturalmente, é importante saber que eles são fatores causadores de doenças. Um exemplo é o consumo de álcool, tão presente no convívio social. Na verdade, não existe um nível seguro para ingestão de bebidas alcoólicas. Mesmo em doses moderadas, elas aumentam os riscos de câncer, por exemplo. Dicas práticas Abandone certos tipos de drogas lícitas ou ilícitas (o que inclui o álcool, fumo, maconha, cocaína e outras drogas com efeitos devastadores comprovados para a mente e corpo). Evite sobrecarga de trabalho e estudos, principalmente depois de um dia de intensa atividades. Não exagere no tempo de lazer. O lazer é importantíssimo, mas há tempo para a ocupação profissional e para esse tipo de descanso. Mesmo práticas saudáveis devem ser feitas com equilíbrio como atividade física, alimentação, ingestão de água, entre outras iniciativas. Recomendo a leitura do livro Temperança e Conselhos Sobre o Regime Alimentar. Conheça os 8 remédios naturais.

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Repouse Adequadamente

Repouso

Você sabe qual a importância de um bom repouso? Nossos avós dormiam muito bem porque seguiam o fluxo natural : dormir cedo e acordar cedo. O sono é fundamental para o ser humano. Hoje, temos muitas distrações que atrapalham o sono e a qualidade do sono. Quanto tempo preciso dormir? A necessidade do sono é individual, por este motivo, depende do metabolismo de cada um. Quando envelhecemos, o sono perde a qualidade, por isso é frequente cochilar tanto, porque dorme-se mal durante a noite. Dicas: Não se deve dormir com fome e nem com o estômago cheio; Também nāo é bom ingerir cafeína, bebida alcoólica, pois aumentam a frequência cardíaca e inibem o sono; Recomenda-se nāo assistir tv e nem utilizar a internet antes de dormir, o ideal é uma boa leitura. Antes do sono, é aconselhável tomar banho e alimentar-se moderadamente e, fundamental: ter horário regular para dormir. O stress é o grande vilão da insônia. A ansiedade também afeta a qualidade do sono. Recomendo a leitura do livro Saúde Nua e Crua e O Grande Conflito. Confira os 8 remédios naturais.

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Praticar Exercícios

Entenda a importância de praticar exercícios Você sabia que a prática de exercícios físicos é tão importante quanto comer e dormir? Estimula todas as funções do nosso corpo e nossa mente trabalha bem melhor.O exercício físico libera, no cérebro, substâncias que proporcionam a sensação de paz e tranquilidade. Qual o tempo ideal para a prática de exercício físico? Pelo menos 30 minutos a cada dia. Pesquisas recentes falam que três sessões de 10 minutos proporcionam os mesmos benefícios que uma sessão de meia hora. Recomendo a leitura do livro Saúde Nua e Crua da Dra. Marcia Vidoto e O Grande Conflito de Ellen G. White. Conheça os 8 remédios naturais.

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Aproveite o Sol

Quais os benefícios da luz solar? Desde o século V, sabemos dos benefícios da luz solar: ela melhora o humor, combate a depressão porque libera a serotonina, contribui para o sono com a liberação da melatonina e também contribui para o combate de alguns tipos de câncer. A vitamina D (adquirida pela luz solar) combate câncer de mama, de próstata e outros tipos. E também ajuda a absorver melhor o cálcio no organismo para evitar o osteoporose e, para as crianças, ajuda a evitar o raquitismo. Quando não tomamos sol, quais os prejuízos para o nosso organismo? Estudos mostram que a ausência da luz solar está ligada a não produção da vitamina D que irá gerar a osteoporose e o raquitismo nas crianças. Outros sintomas seriam predispor o organismo a alguns tipos de câncer. A depressão sazonal é causada por longos períodos sem sol. Precisamos de apenas 5 min de sol de 3 a 4 vezes ao dia. Quando usamos protetor solar, bloqueamos a absorção da vitamina D. Os horários entre 10 e 16 horas estimulam a vitamina D, mesmo que esteja nublado, podemos absorver os raios do sol.

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Respire Ar Puro

Respirar Ar Puro

Qual a importância de respirar ar puro dentro do nosso organismo? É fundamental buscar lugares onde haja ventilação em que o ar puro seja respirado. A nossa respiração está no piloto automático, mas devemos sempre que possível, ficar com o corpo ereto para facilitar a respiração. Quem trabalha sentado, ao se levantar ao menos a cada 2 horas, contribuirá para o processo respiratório. Dicas: Não durma em quartos abafados, é importante manter toda a casa ventilada, com as janelas abertas, na maior parte do tempo. Evite qualquer produto que possa provocar a poluição do ar ambiente, tais como venenos para matar pernilongos, aromatizantes químicos, incenso e etc. Recomendo a leitura do livro Saúde Nua e Crua da Dra. Marcia Vidoto e O Grande Conflito de Ellen G. White. Conheça os 8 remédios naturais.

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Beba Água Regularmente

Beba Água Regularmente

A água é essencial para o corpo porque ela mantem o nosso PH equilibrado. Qual a quantidade de água devo ingerir diariamente? Dizem que 8 a 10 copos de água por dia seria o ideal mas, na realidade, o ideal são 25ml por peso corporal. Para saber a quantidade exata que o seu corpo precisa , basta multiplicar o seu peso por 25. Toda a sujeira do nosso corpo é filtrada pelos rins e, se não ingerimos água, não expelimos esta sujeira que é tóxica para o nosso organismo e poderá desenvolver algumas doenças. Além do mais, a água contribui para termos mais disposição e não ficarmos sonolentos e cansados durante o dia. Um estudo feito pela Loma Linda University, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que bebem mais de cinco copos, o que equivale em média a dois litros, de água diariamente, têm menos chances de sofrer ataques cardíacos ou outras doenças do coração do que aqueles que bebem menos do que isso. “Com o sangue mais diluído, ele flui com mais facilidade pelos vasos sanguíneos, diminuindo as chances de infartos e derrames”, explica o fisiologista. Quando o intestino não está funcionando muito bem, uma boa dica é comer mais fibras e ingerir mais água também. Aliás, ingerir muitas fibras e pouca água provoca o efeito reverso: intestino preso. Isso mesmo, a água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando constipação e a formação de gases

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Minha Causa

Ajudar a promover a saúde e o bem-estar compartilhando experiência e conteúdo sobre alimentação e vida natural.

Patrícia Herrera

Uma mudança de cada vez, um aprendizado por dia e uma vida inteira para desfrutar com saúde.

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